꧁ A Mente꧂
Processos Cognitivos ➺ Perceção e sensação ⤵
↓ Processo Elementar
Quando a informação é tratada de dimensão cognitiva
➺ Memória
➺ Aprendizagem
A perceção envolve a atribuição de um significado.
Organização Percetual:
➫ Distinção entre figura e fundo
➫ Princípios de agrupamento das unidades percetivas
➫ Constância percetiva
➫ Perceção de profundidade
Perceção ➫ É a capacidade de captar, processar e dar sentido de forma ativa à informação que alcança os nossos sentidos. Isto é conseguido através de um conjunto de mecanismos psicológicos e mecânicos.
A perceção é uma representação subjetiva, cada um tem a sua perspetiva em relação ao real circundante.
Distinguir sensação de perceção
A perceção é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza por exigir a presença da realidade de a conhecer. Pela perceção, organizamos e interpretamos as informações sensoriais. Por isso, a perceção começa nos órgãos recetores (sensoriais) que são sensíveis a estímulos específicos.
Ao processo de deteção e receção dos estímulos recebidos chama-se sensação.
Enquanto que as sensações são meras traduções, captações de estímulos, a perceção exige um trabalho de análise e síntese.
Enquanto que a sensação é a experiência simples dos estímulos, a perceção envolve a interpretação das informações sensórias recebidas.
Fatores externos e internos que condicionam a perceção:
Fatores externos:
➺ Intensidade do estímulo
➺ Contraste
➺ Movimento
➺ Profundidade
➺ Incongruência
Fatores Internos:
➺ Vivências
➺ Memória
➺ Expectativas
➺ Motivação
➺ Estados espirituais
➺ Valores
➺ Contexto social
➺ Atenção
➺ Componente afetiva
➺ Aprendizagem social e cultural
➺ Interesses
Sonhos podem ser representações, inconscientes, que não foram processados de forma consciente.
Definir memória
A memória pode ser entendida como o registo de todas as experiências existentes na consciência, bem como a qualidade, extensão e precisão dessas mesmas lembranças.
A memória é a capacidade do cérebro em armazenar, reter e recordar a informação.
Esta apresenta duas funções fundamentais:
- a capacidade de fixar, o que permite o acréscimo de novas informações;
- a capacidade de reproduzir, através da qual os conhecimentos são revividos e colocados à disposição da consciência.
Para que uma memória seja eficaz, é preciso compreender o teor da informação, dependendo esta da motivação e do interesse que a questão suscita em cada um de nós. Quanto maior a compreensão do conteúdo e a intensidade da ligação entre ele e os restantes conhecimentos anteriormente adquiridos, maior a durabilidade da memória.
A importância da memória no comportamento
A memória é um fenómeno biológico e psicológico, dependente da interação entre vários sistemas cerebrais como o lobo temporal, a amígdala e o córtex pré-frontal.
A memória está na base de todas as funções psíquicas: a perceção, a aprendizagem, a imaginação, o raciocínio, etc...
Não podemos conceber a vida humana sem memória. É a partir das informações que o indivíduo possui que se adapta ao meio e atribui significado às experiências vividas. Sem ela, seria impossível a transmissão e desenvolvimento cultural. O homem seria um ser puramente biológico que apenas vive o momento e não é capaz de recordar o passado.
É a memória que nos dá o sentimento de identidade pessoal: as experiências vividas, acumuladas e que são reconhecidas como nossas, constituem o nosso património pessoal que nos distingue dos outros e nos torna únicos.
Sem memória não existe identidade.
A memória humana é limitada na sua capacidade de armazenamento e é, muitas vezes, afetada pelos nossos sentimentos, emoções, experiências, imaginação e, ainda, pelo tempo.
A memória como um processo ativo e dinâmico
A memória é um processo ativo e dinâmico na medida em que não reproduz fielmente aquilo que armazenou.
A memória reconstrói os dados, o que implica que dê mais relevo a uns, distorça outros e/ou omita. Por outro lado, quando os acontecimentos são muito emotivos, a memória deixa escapar pormenores que depois são substituídos/reconstruídos pelo cérebro. Quem conta um conto, acrescenta um ponto e, assim, quanto mais se reproduz o que aconteceu, mais elaborada e complexa vai ficando a história, chegando a um ponto em que muitos factos não passam de imaginação.
No entanto, as representações que temos são sempre tão claras como se fossem plenas reproduções da realidade, o que faz com que este processo ativo e dinâmico nos passe completamente despercebido. Por este motivo, o mesmo acontecimento pode ser descrito de formas bastante diferentes por diferentes pessoas.
Não mentem, apenas têm diferentes interpretações resultantes de diferentes sentimentos, emoções e atenção.
A Aprendizagem
É a aquisição ou mudança estável e duradora de um comportamento e/ou de um dado conhecimento, através da experiência, do treino ou do estudo com a função adaptativa relativamente ao meio e às suas mudanças.
Processos de Aprendizagem
Aprendizagem por habituação
- Consiste na diminuição da tendência para responder a estímulos que se tornam familiares, devido à exposição sucessiva aos mesmos;
- Aprendemos a ignorar estímulos conhecidos, não portadores de informação nova, o que aumenta a nossa capacidade de adaptação a outras aprendizagens que possam surgir.
Aprendizagem Associativa
Conceitos desenvolvidos por Pavlov:
Condicionamento Clássico
Defendido por Ivan Pavlov, que afirmava que a aprendizagem resulta de associações entre estímulos e respostas:
- Estimulo: - Qualquer elemento do meio que produz efeito sobre o organismo; Provoca uma reação, uma alteração no comportamento.
- Resposta: Qualquer atividade do organismo que se segue ao estimulo; Pode ser um movimento, uma secreção glandular, um pensamento, uma emoção.
- Estimulo Neutro: Estimulo que, antes do condicionamento, não produz a resposta desejada. Ex. o som da campainha
- Estimulo Incondicionado: Estimulo que desencadeia uma resposta não aprendida. Ex. a carne
- Resposta Incondicionada: Resposta inata, não aprendida. Ex. salivar com o cheiro da carne
- Estimulo Condicionado: Estimulo neutro que, associado ao estímulo incondicionado, passa a provocar uma resposta semelhante à desencadeada pelo estímulo incondicionado. Ex. o som, depois de associado à carne, passa por si só a provocar a salivação.
- Resposta Condicionada: Resposta que, depois do condicionamento, se segue ao estimulo que antes era neutro. Ex. salivar quando ouve o som da campainha.
Condicionamento Operante
Estudado por Thorndike e Skinner, que vão afirmar a existência de uma aprendizagem mais complexa.
Na sequência das suas experiências Thorndike enunciou a Lei do Efeito: uma resposta seguida de um reforço positivo tem mais probabilidade de ocorrer.
Conceitos:
- Reforço: Estimulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. O reforço pode ser positivo ou negativo.
- Reforço Positivo: Estimulo que tem consequências positivas e agradáveis e que se segue a um dado comportamento. O animal faz alguma coisa com a finalidade de obter algo agradável.
- Reforço Negativo: O sujeito evita uma situação dolorosa se se comportar de determinado modo. É a eliminação do estímulo que permite evitara situação dolorosa. O animal faz alguma coisa para evitar algo desagradável.
Ambos os tipos de reforço tem como objetivo fortalecer e aumentar a ocorrência de um comportamento. Ambos aumentam a probabilidade de a resposta ocorrer.
Inteligência (teorias)
Clássicas da inteligência, fatoriais e psicométricas:
➔ teoria bifatorial
➔ teoria multifatorial
Contemporâneas da inteligência:
➔ teoria influências múltiplas
➔ teoria triárquica da inteligência
teoria bifatorial (2 fatores)
➙ fator geral (fator g) - inteligência central (maioritariamente inato)
➙ fatores específicos (fatores s) - manifestar-se-ão de diversas maneiras
< Se um indivíduo for bom numa certa tarefa parte-se do princípio de que irá ser bom em todas as outras
teoria multifatorial (vários fatores)
➢ o núcleo da inteligência não está só num fator como na teoria bifatorial
Fatores:
➙ Compreensão Verbal
➙ Fluência Verbal
➙ Numérica
➙ Espacial
➙ Memória
➙ Raciocínio
teoria influências múltiplas
➢ Sermos bons numa área e maus noutra
Teoria Triárquica
➙ Criatividade
➙ Analítica
➙ Prática
Influências:
➙ Meio intrauterino
➙ Meio exterior
➙ Genética
➙ Idade
➙ Expectativas
➙ Cultura