Antes de mim
Introdução à Psicologia
Psicologia
Estuda a mente e os comportamentos
Mente - Processos ou experiencias mentais
Comportamentos - tudo o que observamos (respostas observáveis)
Todo o que é de ordem interna, subjetiva, consciente ou inconsciente, que acompanha os comportamentos e que não é diretamente visível.
Pensamentos, emoções e sentimentos
- Individuos, nas mesmas circunstâncias tomam decisões diferentes e pensam de forma diferente.
- Subjetividade da vontade e da personalidade.
O que demonstra a complexidade do estudo da Psicologia.
Não há uma relação direta entre processos mentais e comportamentos.
(causa - efeito)
Resulta em diferentes perspetivas de análise e metodologias
Analisar o indivíduo implica situá-lo:
- numa escala animal
- num grupo cultural
- num género
- num estatuto social
- numa categoria profissional
- numa certa idade
- num estado de saúde
- numa religião
- na sua história
Problemas e momentas de Intervenção
No que respeita ao problema em foco e ao momento de intervenção, distinguimos a intervenção para a remediação para a prevenção e para a promoção.
Intervenção para a remediação
Problema: Crise instalada
Momento: Passado
Intervenção para a prevenção
Problema: Presença de um risco
Momento: presente
Intervenção para a promoção
Problema: desenvolvimento
Momento: Futuro
Ética e Deontologia
Por intervir no ser humano, como ser humano e para ser humano, os psicólogos orientam a sua prática por um código deontológico, isto é, por um conjunto de deveres, princípios ou normas adotados por este grupo profissional.
Publicado em 2011, pela ordem dos psicólogos portugueses, o código deontológico é baseado em princípios gerais e específicos.
Princípios gerais
- Respeito pela dignidade das pessoas
- Competências
- Responsabilidade
- Beneficência
- Não - Maleficência
Princípios específicos
- Consentimento
- Respeito pela privacidade
- Confidencialidade
- Relações Profissionais
Processos Base → Pensamento, memória, emoções, aprendizagens...
↓
(processos mentais)
Processos Sociais → Atração, conformismo, preconceitos, reações intergrupais...
Processos de Desenvolvimento → Envolvem todas as mudanças que ocorrem nas pessoas ao longo do seu ciclo de vida.
Processos Patológicos → Doenças físicas, comportamentos aditivos, alterações de personalidade e descompensações.
Senso comum ≠ Conhecimento Científico
↣ Subjetivo ↣ Rigoroso
↣ Espontâneo ↣ Explicativo
↣ Superficial ↣ Crítico
↣ Assistemático ↣ Sistémico
OBJETIVOS (da Psicologia)
↣ Descrever
↣ Explicar
↣ Prever
↣ Controlar/Alterar
Cérebro
Preformismo: (Passado)
Defende que no desenvolvimento embrionário já possuímos todas as características que iremos apresentar na nossa vida adulta (futuro).
Epigénese: (atualidade)
Defende que o desenvolvimento depende da genética mas também da influência do meio.
Ontogénese ➺ Desenvolvimento de cada ser que passa por etapas psicológicas e biológicas.
Neotenia ➺ Retardamento ontogénico.
Plasticidade Cerebral ➺ A possível regeneração de áreas afetadas.
Córtex pré-frontal ➺ Extrema importância atual.
↳ Comportamentos ➺ Psicopatia (Sem sentimentos) ➺ Caso Breivik
↓ ↓
↓ Inato
Sociopatia ➺ Influência do meio
↳ Adquirido
Dúvidas Científicas: (dúvidas éticas) Como podemos fazer a recuperação de um psicopata?
⇒ Maturação do cérebro (lento e depende das experiências)
Partes do cérebro que não são exercitadas, como os neurónios, acabam por desaparecer por completo.
⇒ Lentificação (comparativamente a outros animais)
↳ (córtex pré-frontal)
Células glia ⇒ facilitam as sinapses (ligações) entre neurónios
↳ Einstein possuía bastantes células glia, o que lhe permitia pensar de uma forma rápida.
Neuroplasticidade ⇒ Capacidade de alteração e adaptação das nossas estruturas e funções neurais.
Está relacionado com a criação de novos neurónios.
Plasticidade Cerebral
↙ ↘
Plasticidade desenvolvimental Mecanismo suplência (função vicariante)
↓
Compensação de funções perdidas