Antes de mim

Introdução à Psicologia

Psicologia

Estuda a mente e os comportamentos

Mente - Processos ou experiencias mentais                          


Comportamentos - tudo o que observamos                                                        (respostas observáveis)


Todo o que é de ordem interna, subjetiva, consciente ou inconsciente, que acompanha os comportamentos e que não é diretamente visível.

Pensamentos, emoções e sentimentos

  • Individuos, nas mesmas circunstâncias tomam decisões diferentes e pensam de forma diferente.
  • Subjetividade da vontade e da personalidade.

O que demonstra a complexidade do estudo da Psicologia.

Não há uma relação direta entre processos mentais e comportamentos.

                                             (causa - efeito)


Resulta em diferentes perspetivas de análise e metodologias


Analisar o indivíduo implica situá-lo:

  • numa escala animal
  • num grupo cultural
  • num género
  • num estatuto social
  • numa categoria profissional
  • numa certa idade
  • num estado de saúde
  • numa religião
  • na sua história

Problemas e momentas de Intervenção

No que respeita ao problema em foco e ao momento de intervenção, distinguimos a intervenção para a remediação para a prevenção e para a promoção


Intervenção para a remediação

Problema: Crise instalada

Momento: Passado


Intervenção para a prevenção

Problema: Presença de um risco

Momento: presente


Intervenção para a promoção

Problema: desenvolvimento

Momento: Futuro


Ética e Deontologia

Por intervir no ser humano, como ser humano e para ser humano, os psicólogos orientam a sua prática por um código deontológico, isto é, por um conjunto de deveres, princípios ou normas adotados por este grupo profissional.

Publicado em 2011, pela ordem dos psicólogos portugueses, o código deontológico é baseado em princípios gerais e específicos.

Princípios gerais

  • Respeito pela dignidade das pessoas
  • Competências
  • Responsabilidade
  • Beneficência
  • Não - Maleficência


Princípios específicos

  • Consentimento
  • Respeito pela privacidade
  • Confidencialidade
  • Relações Profissionais

Processos Base → Pensamento, memória, emoções, aprendizagens...

               ↓

(processos mentais)


Processos Sociais → Atração, conformismo, preconceitos, reações intergrupais...

Processos de Desenvolvimento → Envolvem todas as mudanças que ocorrem nas pessoas ao longo do seu ciclo de vida.

Processos Patológicos → Doenças físicas, comportamentos aditivos, alterações de personalidade e descompensações.


Senso comum               ≠             Conhecimento Científico 

                                          ↣ Subjetivo                                    ↣ Rigoroso

                                          ↣ Espontâneo                               ↣ Explicativo

                                          ↣  Superficial                                 ↣ Crítico

                                          ↣ Assistemático                            ↣ Sistémico

OBJETIVOS (da Psicologia)

↣ Descrever

↣ Explicar

↣ Prever

↣  Controlar/Alterar


Cérebro

Preformismo: (Passado)

Defende que no desenvolvimento embrionário já possuímos todas as características que iremos apresentar na nossa vida adulta (futuro).

Epigénese: (atualidade)

Defende que o desenvolvimento depende da genética mas também da influência do meio.


Ontogénese ➺ Desenvolvimento de cada ser que passa por etapas psicológicas e biológicas.

Neotenia ➺ Retardamento ontogénico.

Plasticidade Cerebral ➺ A possível regeneração de áreas afetadas.

Córtex pré-frontal ➺ Extrema importância atual.

              ↳  Comportamentos ➺ Psicopatia (Sem sentimentos) ➺ Caso Breivik

                                  ↓                                              ↓

                                  ↓                                           Inato 

                         Sociopatia ➺ Influência do meio

                                 ↳ Adquirido

Dúvidas Científicas: (dúvidas éticas) Como podemos fazer a recuperação de um psicopata?


Maturação do cérebro (lento e depende das experiências) 

Partes do cérebro que não são exercitadas, como os neurónios, acabam por desaparecer por completo.


Lentificação (comparativamente a outros animais)

              ↳ (córtex pré-frontal)


Células glia ⇒ facilitam as sinapses (ligações) entre neurónios 

         ↳ Einstein possuía bastantes células glia, o que lhe permitia pensar de uma forma rápida.



Neuroplasticidade ⇒ Capacidade de alteração e adaptação das nossas estruturas e funções neurais.

Está relacionado com a criação de novos neurónios.


Plasticidade Cerebral

↙                                           ↘ 

                                           Plasticidade desenvolvimental        Mecanismo suplência (função vicariante) 

                                                                                                                                       ↓

                                                                                                               Compensação de funções perdidas
Ano letivo de 2021/2022 
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