Atividade: Epigenética e debate inato-adquirido

Essa pergunta não tem uma resposta concreta.

Primeiro, antes de respondermos a esta pergunta, temos de saber o que é a inteligência, o que é uma coisa difícil de responder, visto que existem vários tipos de inteligência.

A capacidade de raciocínio é um puzzle complexo que mistura componentes genéticos e o ambiente onde crescemos.


Neste artigo podemos entender que ser inteligente não diz só respeito à inteligência lógico-matemática. Ser inteligente diz respeito a ter a capacidade de enfrentar e resolver os problemas e desafios que nos vão aparecendo ao longo da nossa vida.

A inteligência é algo que não é 100% inato nem 100% adquirido. Podemos admitir que parte dela vem dos nossos genes, ou seja, foi herdada dos nossos pais, mas nem toda. As nossas experiências também fazem com que consigamos adquirir inteligência por nós próprios.


Segundo o biólogo Hamilton Correia, existem vários componentes, como o genoma, o ambiente e a comida, onde nenhuma delas se pode distinguir como a mais importante. Dependendo da situação, vai haver uma das componentes que distingue os indivíduos, mas não se pode tirar uma conclusão geral deste caso. Este faz destaque ainda da mãe na transmissão da inteligência.


Já Chris Woodhead defende que a nossa inteligência provém completamente dos genes. Mesmo que se tenha a melhor educação do mundo, se no código genético não estiver presente a inteligência, ser-se-á pouco inteligente.


Também existe o caso dos testes de QI. Estes testes são pouco fiáveis uma vez que testam a nossa inteligência racional, e admitindo que existem outros tipos de inteligência, não faz sentido determinar a inteligência de uma pessoa baseada nestes testes.


Vários especialistas estão preocupados com este tema mas as opiniões são divergentes e não conseguem chegar a um consenso, por isso, não temos a garantia de onde a inteligência vem realmente.

Com isto, não há pessoas mais inteligentes que outras, há sim pessoas que, por razões individuais, familiares, sociais ou de privilégios, conseguiram desenvolver melhor algumas facetas da inteligência.


Feito por:

Beatriz Pires nº3

Catarina Antunes nº8

Filipa Gavancha nº10

Marcos Silva nº18

Patrícia Antunes nº22


Ano letivo de 2021/2022 
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