Resposta às perguntas sobre as investigações de Elizabeth Loftus
Resposta às perguntas sobre as investigações de Elizabeth Loftus
1. Explicite a importância da investigação de Elizabeth Loftus.
A investigação de Elizabeth Loftus tem como principal objetivo estudar o efeito que a memória tem no homem, compreender os processos que envolvem a memória e de que modo pode ocorrer a contaminação da memória, por exemplo, através de falsas memórias que podem influenciar de forma negativa cada indivíduo.
Através dos seus estudos, vimos que a imaginação, a interpretação dos sonhos, a hipnose e até o contacto com falsas informações influencia o comportamento do homem.
Elizabeth Loftus sugere-nos que a implementação de falsas memórias, de forma controlada, poderá ter implicações positivas de modo a aprender a lidar com as mais diferentes situações.
2. Elizabeth Loftus apresenta situações e sugestões que podem levantar questões éticas relativamente à investigação e intervenção psicológica. Concorda? Justifique.
Tal como é referido no documentário, em diversas situações, o homem é condicionado muitas vezes pelos falsos juízos, memórias erradas, levando à construção de memórias falsas, condicionando a própria perceção que o indivíduo tem sobre uma determinada situação.
Percebo o porquê das investigações de Elizabeth Loftus levantarem estas questões éticas, mas tal como a mesma defende, a memória deverá ser estudada, de forma controlada, de modo a conseguirmos dar resposta a inúmeras possíveis situações traumáticas.
3. Desejaria que lhe fossem "plantadas" memórias positivas?
Na minha opinião, estaria disposto a que me fossem implementadas memórias positivas.
As memórias são o que nos torna únicos, cada um de nós vive e experiencia a mesmas situações mas de forma diferente, estas são a base da história da nossa vida e deste modo permitem-nos evoluir e projetar o futuro. Por um lado estaria disposto à plantação de memórias positivas para ajudar a ciência a progredir mas, por outro lado, apresento alguma relutância uma vez que deixaria de ser eu pois foram implementadas memórias que não faziam parte de mim e que, obviamente, iriam provocar modificações na minha personalidade e na minha forma de reagir.
É certo que, com a "plantação" de memórias positivas, seria poderia camuflar algumas situações traumáticas, sendo que nesse caso poderia ser uma forma positiva para a utilização destas memórias. Ainda assim preferia guardar as minhas memórias, ainda que fossem más, guardaria aquilo que é real.
![](https://52136de0f9.cbaul-cdnwnd.com/d555d2559e24859c9629128d81453549/200000472-8c94c8c94e/ELoftus3.jpg?ph=52136de0f9)