Atividade: PERSPETIVA EVOLUTIVA
Charles Darwin defendia que as emoções tinham uma relação íntima com a evolução das espécies. Nos seus estudos ele procurou comparar a expressão das emoções humanas com a dos animais. Neste estudo ele conseguiu distinguir 6 emoções primárias/universais: alegria, tristeza, surpresa, raiva, desgosto e medo.
Mais tarde, Paul Ekman testou outra hipótese, indivíduos de culturas distintas sentiriam diferentes emoções. No seu estudo, conduziu várias experiências com pessoas de diferentes culturas comparando as suas expressões faciais.
Contrariamente à sua hipótese, concluiu que, independentemente da sua cultura e da sua aprendizagem, havia emoções que estavam presentes e que se manifestavam de forma semelhante em ambos os povos.
Há emoções que são universais, confirmando a tese de Darwin. No entanto, não se exclui totalmente a influência da cultura na expressão das emoções porque há regras que orientam a sua manifestação.
De forma a corroborar toda a tese apresentada, temos o exemplo dos bebés e das crianças cegas que apresentam expressões semelhantes às pessoas que os rodeiam. Isto faz-nos compreender que existe algo intrínseco em nós que nos faz apresentar expressões semelhantes face às mesmas emoções.
Feito por:
Beatriz Pires nº3
Catarina Antunes nº8
Filipa Gavancha nº10
Marcos Silva nº18
Patrícia Antunes nº22