Trabalho "Associo a Psicologia a..."
Este trabalho, que nos foi proposto pela nossa professora, consistia na escolha de um objeto, espaço, música, animal, imagem ou outro que se relacione com a psicologia.
Eu escolhi como objeto o espelho.
Todos nós antes de sairmos de casa nos olhamos ao espelho. Para uns o espelho é um mero objeto, porém para outros poderá ter mudado a sua vida.
Quando me olho ao espelho eu consigo pensar em 3 coisas que relaciono com a psicologia: A Saúde Mental, a Autoestima e a Afirmação de Identidade (é de referir que é impossível fazer a distinção dos mesmos uma vez que se encontram interligados).
Quando me refiro a Saúde Mental eu penso em doenças mentais e a maneira como as mesmas podem afetar o funcionamento cognitivo. Doenças como a Bulimia nervosa e a Anorexia nervosa são exemplos de distúrbios mentais que afetam a nossa alimentação, os nossos comportamentos, reações e o processo cognitivo.
No caso da Bulimia nervosa, o indivíduo tem episódios onde ingere grandes quantidades de alimento e de seguida induz o vómito. Já no caso da anorexia nervosa, o mesmo tem uma perceção errada do seu corpo achando que está acima do peso, quando na verdade, a pessoa encontra-se desnutrida. Estes distúrbios afetam o nosso cérebro modificando a nossa perceção em relação ao nosso próprio corpo, criando uma obsessão com o mesmo.
Como podemos perceber, pessoas que sofrem destes distúrbios não possuem grande confiança nelas mesmas, uma vez que não se sentem confortáveis no seu corpo. Isto leva-nos ao segundo tópico, igualmente importante: a autoestima.
A autoestima influencia diretamente os nossos sucessos e os nossos fracassos. Ter autoconfiança é acreditar em si mesmo e reflete-se na forma como vemos o mundo, como trabalhamos e lutamos para alcançar os nossos objetivos.
Quem tem autoestima vai atrás do que quer com uma atitude positiva e, aquele que acredita que é capaz, conquista os seus objetivos com maior facilidade. Quem tem problemas de autoconfiança e duvida das suas capacidades, muitas vezes, tem medo de assumir riscos e alcançar grandes feitos.
No último tópico: Afirmação de identidade
Tudo começou quando éramos bebés, quando tivemos o primeiro contato com um espelho. Foi aí que vimos o nosso reflexo pela primeira vez. Todos os dias, meses, anos que passam, experiências e obstáculos que são ultrapassados ajudam-nos a desenvolver a nossa imagem. Esta imagem nunca para de evoluir, cada dia que passa esta é mais concreta e próxima de quem nós realmente somos, quem queremos ser e qual a nossa função na sociedade. Esta imagem tem como base gostos, talentos, ambições, valores, vontades e experiências...
É comum na adolescência usarmos o espelho como forma de confirmação de quem somos, Usamo-lo para nos apresentarmos para alguém ou algo. E é com a ajuda dos que estão ao nosso redor que a imagem é refinada e moldada. Ou seja, nunca para de evoluir.
Realizado por mim, Marcos Silva.