Questionário
Escolhi Psicologia B como disciplina porque...?
Eu escolhi Psicologia B porque tenciono seguir o curso de Psicologia na faculdade. É verdade que ainda tenho um ano para decidir e que tudo ainda é uma incógnita...
Achei benéfico ter a disciplina de Psicologia B, este ano, uma vez que nunca estive em contacto com nada relacionado com a psicologia e queria ter uma ideia daquilo que tenciono seguir futuramente, se realmente corresponde ao que eu quero.
Admito que fui um pouco influenciado pela minha família uma vez que todos a tiveram no secundário.
Escreva o nome de um psicólogo de que já ouviu falar.
O único psicólogo famoso que conheço é o Francisco Miranda Rodrigues. Se não me engano, este é o atual Bastonário da Ordem dos Psicólogos.
Escreva o título de um livro que tenha lido e que associe à psicologia, explicando o porquê.
O livro que li/estou a ler atualmente e que associo à psicologia chama-se "A rapariga que lia no metro". Este livro conta a história de uma rapariga, Juliette, que todos os dias da semana apanha para o emprego, à mesma hora, o metro em Paris. A história gira à volta dos pensamentos que Juliette tem ao observar os outros passageiros enquanto está no metro. Até que chega um dia e Juliette decide descer duas estações antes do habitual e algo inesperado acontece.
Acredito que este livro tem muito haver com a psicologia, pois durante todas as viagens de Juliette, esta interroga-se sobre o que os outros poderão estar a pensar e a razão de ali estarem naquele momento.
Escreva o título de um filme/série que tenha visto e que associe à psicologia, explicando o porquê.
A série que associo à psicologia chama-se "The Handmaid´s tale". Quando vi esta série, acredito que comecei a ver o mundo de uma forma diferente.
Esta série acontece num universo paralelo em que todas as mulheres são mantidas em cativeiro e com o propósito de procriarem. No inicio desta série conseguimos ver a ascensão de uma força religiosa, "Gilead" levando à captura destas mulheres. Estas são mantidas em cativeiro e são ensinadas a comportarem-se como "handmaids", ou seja, criadas. Cada uma das mulheres é entregue a uma *casa* de um oficial de Gilead.
O trabalho delas é engravidarem. Assim que derem à luz vão para outra *casa*, e o bebé fica na *casa* anterior. Estas mulheres são violadas e abusadas pelos oficiais. Muitos deles têm as suas mulheres, mas que por motivos de infertilidade não podem dar à luz.
Mulheres que tenham sido capturadas e que sejam inférteis ou homossexuais são mandadas para as colónias, lugar onde existe um elevado teor de radioatividade e onde muitas delas acabam por falecer ao fim de 1/2 meses.
A história gira à volta de Offred, nome atribuído por ter sido entregue à casa do oficial Fred Waterford, June Osborne, nome antes da invasão desta força religiosa (interpretada por Elisabeth Moss), tenta escapar desta prisão religiosa em que se tornou os Estados Unidos.
Esta é uma série que vai mexer com tudo aquilo que acreditas. Vai-te levar ao extremo dos pensamentos, ao ponto em que duvidarás de tudo em que acreditas. Vai muito além de uma simples distopia, leva a um dilema pessoal e social que tem como grande questão: ´´Até onde o mundo pode chegar?´´.
A palavra "provocante" pode definir todos os episódios desta série. Drama, revolta, incómodo, claustrofobia são alguns dos adjetivos que caracterizam a série. A cinematografia é impecável, os figurinos, além de muito elaborados, são essenciais em toda a narrativa.Eu acredito que esta série tem tudo haver com a psicologia, uma vez que ambas nos obrigam a pensar e a questionar. Todos os dilemas abordados, desde prostituição, racismo, machismo, drogas, gravidez na adolescência, abuso sexual... são de enorme importância na sociedade em que vivemos.
Consulte o índice do manual e indique o tema que mais o motiva. Explicando o porquê.
Olhando para o manual todos os temas me cativam porém o que mais me chama à atenção é o "Antes de mim". Passo então a expor as minhas razões:
- Primeiro, a Genética. Desde o meu 9 ano, quando tive o meu primeiro contacto com a genética, que fiquei fascinado. Dava por mim a querer saber mais do que aquilo que era lecionado em aula.
- Em em segundo lugar temos, o Cérebro. Acho extremamente importante e cativante conhecer a morfologia dos lóbulos do cérebro e compreender as suas respetivas funções.
- Finalmente a Cultura. A Cultura é de extrema importância e o seu conhecimento nunca ocupa espaço. É a partir da Cultura que o mundo em que vivemos faz sentido. Algo só se torna diferente na sociedade devido às suas características de distinção. É a cultura que nos torna únicos em relação ao mundo, daí o meu interesse por este tópico.
Folheie o manual e escolha uma imagem de que goste particularmente. Indique-a e diga porque a escolheu.
A imagem do manual que mais gosto é da parte 1, que se encontra na página 185, no canto superior direito.
Como já referi anteriormente, dou bastante importância a este tipo de assuntos. Manifestações racistas são muito evidentes nos dias de hoje. Estas situações, em que as pessoas são alvos de difamação, violência e/ou lhes são negado o acesso a um serviço ou lugar devido à sua cor ou etnia, são para mim revoltantes e inaceitáveis.
Depois de todos os protestos que vimos durante a pandemia, esta é uma imagem que transmite dor, força e luta e que está relacionada com um movimento ativista que protesta contra a violência direcionada às pessoas negras. Este movimento organiza regularmente protestos em torno da morte de indivíduos da cor negra provocada por polícias, e em relação a questões mais amplas de discriminação racial, brutalidade policial e desigualdade racial no sistema de justiça criminal.
Registe uma pergunta relacionada com a disciplina que gostaria de ver respondida.
Como é que a psicologia explica a atração sexual?