1) A duração deste tipo de memória não ultrapassa, regra geral, os 20 segundos, embora possa ser ampliada através da repetição.
Memória de curto prazo.
2) Não faz parte do conjunto de memórias explícitas ou declarativas.
Memória procedimental.
3) Não faz parte do conjunto de memórias procedimentais.
Saber qual foi a senha usada no 25 de Abril.
4) De acordo com a psicóloga Elisabeth Loftus, é possível levar alguém a confessar e a acreditar ter cometido um crime que não cometeu.
Verdadeiro, pois é perfeitamente possível alterar recordações e implantar falsas recordações.
5) O processo mnésico conta globalmente com as seguintes etapas de processamento da informação:
Codificação/Aquisição, armazenamento e recuperação das informações.
6) A memória a longo prazo permite-nos:
Armazenar durante muito tempo quantidades consideráveis de informação.
7) A recuperação, na memória a longo prazo, pode processar-se das seguintes formas:
Evocação, reconhecimento e reaprendizagem.
8) Analisa as seguintes características das memórias a curto e a longo prazos. Seleciona, depois, a alternativa que as identifica corretamente.
1. Distinguem-se duas componentes: memória imediata ou sensorial e memória de trabalho.
2. Mantemos a informação enquanto ela nos é útil.
3. Retém os materiais durante horas, meses, ou toda a vida
1 e 2 memória a curto prazo; 3 memória a longo prazo.
9) A memória a longo prazo é um processo ativo com carácter seletivo. Esta afirmação é:
Verdadeira: não mantemos todos os materiais que captamos, só os necessários.
10) Independentemente das experiências pessoais, o funcionamento da memória é sempre o mesmo. Esta afirmação é:
Falsa, porque a própria arquitetura do cérebro é modificada pelas experiências pessoais.
11) Analisa o modo como a memória processa a informação. Seleciona, depois, a alternativa que melhor o explica:
1. Operação da memória que prepara as informações sensoriais.
2. Modificações nas redes neuronais, permitindo que se recorde.
3. Processo de recordação e evocação das informações.
1. codificação. 2. armazenamento. 3. recuperação.
12) Podemos considerar diferentes tipos de esquecimento. Seleciona a alternativa que melhor os identifica.
1. Ocorre quando surgem dificuldades em recuperar dados aprendidos há muito tempo.
2. Afasta da memória pensamentos, desejos, sentimentos e recordações dolorosas.
3. Ocorre quando as novas aprendizagens interferem com a recuperação das memórias mais antigas.
1-regressivo; 2-esquecimento motivado; 3-interferência das aprendizagens.
13) É a memória que nos assegura a identidade. Esta afirmação é:
Verdadeira: porque é graças à memória que reconhecemos o passado, vivemos o presente e estruturamos o futuro.
14) A codificação dos dados que recebemos pode ocorrer de três formas distintas:
Visual, acústica e semântica.
15) A informação armazenada na memória a curto prazo dura enquanto se mantiver a sua utilidade, sendo imediata e necessariamente perdida após a sua utilização. Esta afirmação é:
Falsa, pois os conteúdos da memória a curto prazo podem passar para a memória a longo prazo se repetidos, por exemplo.
16) Um bom exemplo de memória a curto prazo é:
Repetirmos um número de telefone que alguém acabou de nos dizer.
17) O esquecimento é uma falha ou doença da nossa memória. Esta afirmação é:
Falsa. O esquecimento é uma condição própria e necessária da nossa memória.
18) No contexto do esquecimento, reportamo-nos a interferências proativas quando:
As informações que aprendemos primeiro e que estão armazenadas na nossa memória dificultam novas aprendizagens.
19) Se tivermos dificuldade em memorizar o nosso novo pin do telemóvel, devido ao facto de o pin anterior ser diferente, falamos de:
Interferência proativa.
20) No episódio "Memória", da série documental "The mind, Explained", são apontados três pilares da memória. São eles:
História/Narrativa; Lugar; Emoções.