1) A aprendizagem é...

Uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento ou do conhecimento que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo.


2) Qual dos seguintes tipos de aprendizagem ocorre por efeito de reforço (positivo e negativo)?

Aprendizagem por condicionamento operante.


3) A definição de aprendizagem exclui:

Alterações de comportamento determinadas biologicamente.


4) Durante a aprendizagem por condicionamento pavloviano:

O sujeito responde de forma mecânica a um estímulo condicionado.


5) Neste tipo de aprendizagem, a resposta do indivíduo resulta do emparelhamento não intencional entre dois estímulos. Falamos de:

Condicionamento clássico.


6) A aprendizagem por insight corresponde a uma forma de aprendizagem que implica:

Compreensão súbita e é distinta da aprendizagem por tentativa e erro.


7) Ivan Pavlov:

Mostrou que os não humanos podiam aprender respostas por condicionamento.


8) De acordo com Edward Tolman:

-


9) Analisa as afirmações que se seguem sobre formas de aprendizagem associativa. Seleciona, depois, a alternativa que melhor as caracteriza.

1. A aprendizagem depende das consequências do comportamento.

2. O reforço positivo aumenta a probabilidade de a resposta ocorrer.

3. A associação dos estímulos produz uma resposta involuntária.

1 e 2 condicionamento operante; 3 condicionamento clássico.


10) Os teus resultados no final do semestre foram acima das expectativas, vais por isso poder inscrever-te no grupo de teatro como tanto querias. Falamos de:

Reforço positivo.


11) Esta teoria nasceu com o psicólogo Albert Bandura e diz que não aprendemos unicamente através de mecanismos reflexos ou das consequências dos nossos comportamentos. Falamos de:

Aprendizagem por observação.


12) 1. Visa diminuir a ocorrência de uma resposta através de um estímulo aversivo.

2. Visa aumentar a ocorrência de uma resposta através de um estímulo agradável.

3. Visa aumentar a ocorrência de uma resposta através da retirada de um estímulo aversivo.

1- Castigo; 2- Reforço positivo; 3 - Reforço negativo.


13) 1. É um tipo de aprendizagem baseada na associação de estímulos.

2. É um tipo de aprendizagem baseada em programas de reforço.

3. É um tipo de aprendizagem baseada na imitação de modelos.

1. Condicionamento clássico; 2. Condicionamento operante; 3. Aprendizagem social.


14) 1. Trata-se de uma compreensão rápida e inesperada dos dados de um problema.

2. É uma descoberta tipo flash.

3. Consiste na observação e imitação de pessoas com quem há identificação ou admiração.

4. Consiste em aprender e atuar tendo em conta as consequências da ação.

1 e 2- Insight; 3 - Modelagem; 4- Condicionamento.


15) Apresenta-se a um indivíduo esfomeado um relógio que marca 13h00, mas só lhe começa a "crescer água na boca" quando lhe é mostrado um prato cheio de comida. Opta-se então por, àquela hora, mostrar-se-lhe o relógio e a comida em simultâneo. Depois de repetir várias vezes este processo, basta que lhe seja apresentado o relógio a indicar 13h00 para que lhe comece a "crescer água na boca".

Identifica os elementos presentes no processo de condicionamento correspondentes às suas designações.

1. Comida

2. Não "crescer água na boca"

3. "Crescer água na boca"

4. Relógio

1. Resposta incondicionada (RI); 2. Estímulo neutro ou condicionado (EN/EC); 3. Estímulo incondicionado (EI); 4. Resposta incondicionada (RI)/Resposta condicionada (RC).


16) O que distingue o condicionamento clássico do condicionamento operante?

O condicionamento clássico resulta numa resposta involuntária e o condicionamento operante origina uma resposta voluntária.


17) Qual dos seguintes enunciados se aplica à aprendizagem por condicionamento clássico?

Aprendemos com o que nos acontece.


18) A habituação consiste:

Em aprender a não reagir a estímulos sem importância.


19) No condicionamento operante, o reforço negativo funciona como castigo. Esta afirmação é:

 Falsa: o castigo visa evitar um comportamento que não é desejável e o reforço negativo visa a manutenção de um comportamento.


20) A aprendizagem simbólica refere-se à aquisição de:

Conhecimentos, procedimentos e competências.

Ano letivo de 2021/2022 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora