Reflexão do 1º Semestre
Estamos quase a chegar ao fim do primeiro semestre e por isso, é fundamental um momento de reflexão (●'◡'●).
Desde que começámos as aulas de Psicologia que mantenho expectativas elevadas em relação à disciplina, uma vez que esta analisa e debate temas que se insere no universos dos meus interesses e me motiva a fazer conhecer mais.
Nas primeiras aulas de Psicologia efetuou-se uma breve apresentação quer dos alunos, como da professora. Ao longo das aulas fui constatando que estas me cativavam bastante e me possibilitaram o aumento dos meus conhecimentos.
O primeiro trabalho realizado foi uma mini apresentação sobre "Que objeto associo à Psicologia..." e, na minha opinião, foi uma ótima maneira de começarmos as aulas. Perceber que a Psicologia está em todo lugar e que existe uma interdisciplinaridade entre esta e as restantes disciplinas é, de facto, motivante e enriquecedor.
Dos diversos temas abordados em aula, o estudo do cérebro foi aquele que mais me cativou. O facto de já possuir conhecimentos prévios adquiridos em Biologia estimulou-se a aprofundar mais os meus conhecimentos e a conseguir relacioná-los com outras temáticas. Conheci as diferentes partes do cérebro, compreendi as suas respectivas funções e o quão importante é o meio envolvente no desenvolvimento do indivíduo.
Foi-nos solicitada a realização de um trabalho em grupo e um quiz para testar os nossos conhecimentos sobre os processos biológicos. A construção do trabalho de grupo cujo o tema foi os "Neurotransmissores" permitiu aos elementos do grupo adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências de trabalho colaborativo. A realização frequente de diferentes tipos de exercícios dá-nos a possibilidade de consolidar os conteúdos.
Foi muito motivador a realização deste trabalho, onde descobri aspetos muito interessantes sobre os neurotransmissores. Por fim, a classificação que nos foi atribuída fez-me ficar orgulhoso do nosso trabalho enquanto grupo.
Ao longo das aulas fomos também realizando algumas fichas de tipologia variada para consolidar a matéria ministrada em aula.
Já a realização deste portefólio permite-me manter os trabalhos organizados e o estudo das matérias em dia. Obriga-me também a ser cuidadoso com o material e a ser organizado.
Entretanto as aulas foram interrompidas pelas férias de natal.
Voltamos à escola dia 10 de janeiro cheios de força para começar mais um novo ano civil. Primeiro dia de aulas, Psicologia às 08:00, e sim, é verdade que custou imenso levantar, mas a vontade de ver os amigos e ter psicologia, fez com que fosse menos penoso..
Na primeira aula de Psicologia relembramos conceitos importantes anteriormente lecionados, fizemos uma breve revisão e procedemos à realização de exercícios que constam no manual escolar.
Procedemos à visualização de um documentário "How to focus - The mind, Explained". Esta é a parte que mais gosto das aulas de Psicologia. Esta área está em todo o lado e pode ser relacionada com tudo, por isso, a visualização de documentários e o conhecimento de novos aspetos da Psicologia é algo que considero bastante cativante e que me desperta o interesse.
Sinto que a matéria, as aulas e as atividades motivam-me cada vez mais. Todas as minhas expectativas foram alcançadas e, de facto, a Psicologia é uma área que me agrada, cativa e principalmente, me motiva a querer saber mais.
Concluindo, estou bastante motivado e empenhado para continuar a minha aprendizagem nesta disciplina. Também a metodologia de trabalho em sala de aula e a personalidade da professora contribuem para a minha contínua motivação na disciplina.