Reflexão do 2º Semestre

Bem, última reflexão deste 12º ano! Admito que estou feliz, não porque acabaram as reflexões mas sim porque é sinal que as férias estão mesmo, mesmo aí à porta. Já não era sem tempo!

Confesso que foi graças à ansiedade e à motivação que sinto em ir para a faculdade e pela vontade de ter férias que trabalhei e me esforcei ao máximo este semestre!

Como todos, eu e os meus colegas encontramo-nos exaustos e isso tem-se refletido no nosso comportamento em sala de aula. Porém, foi um ano incrível, cheio de novidades e novas experiências, tivemos pela primeira vez a disciplina de Psicologia B. Foi algo que ansiava, desde que me lembro ouvir a minha irmã mais velha falar à mesa, com muito entusiasmo e emoção. Com este semestre veio também o fim da obrigatoriedade das máscaras que, para ser sincero, é estranho voltar a ver a cara das pessoas na rua porém estamos a voltar à normalidade e isso é ótimo. À inquietação e anseio pelo o verão juntou-se esta "nova liberdade" e criou-se mais euforia.

Durante este segundo semestre focámos a nossa atenção nos temas: a emoção, a mente, a inteligência, as relações interpessoais. 

Nesta fase final do semestre procedemos à visualização da Ted talk de Scott Fraser - "Porque é que as testemunhas oculares se enganam?" e de alguns vídeos sobre a memória e os processos de aprendizagem. Vimos também a Ted talk de David Pizarro "A estranha política do nojo" e vídeos sobre o tema: Conformismo. Estas Ted Talks abordavam as temáticas: a memória, a inteligência, as emoções, os processos fundamentais de cognição social, a influência social, a normalização, o conformismo e a obediência. Estes foram temas os temas que permitiram uma abordagem mais prática e dinâmica em sala de aula uma vez que existem muitas experiências sobre estas áreas da psicologia. Como sempre, gostei imenso.

Fizemos também alguns Quizzes (como pode consultar clicando na palavra Quizzes) que eu sempre achei muito giro pois permite-nos aplicar aquilo o que aprendemos de uma forma divertida e não monótona.

Para a nota final do e-portefólio acredito e defendo que mereço o 20. Sempre me mostrei empenhado em aprender, criativo e inovador a desenvolver trabalhos novos. Mantive-me atualizado e a a acompanhar os conteúdos abordados.

Preocupei-me com a estética, com a qualidade dos conteúdos, e, acima de tudo, sempre me senti interessado/empenhado ao desenvolvê-lo. Este portefólio representa o quanto eu me esforcei e me dediquei ao longo de todo este ano letivo e por tudo isto, 20 é a nota merecida. 

É verdade que este semestre estive menos participativo e mais falador mas isso não significou um declínio do meu trabalho. Com a chegada do tão esperado verão tenho me sentido mais eufórico e ansioso com o fim das aulas, porém não acredito que isso tenha prejudicado a aula, a minha aprendizagem ou a dos colegas.

Assim termina o 12.º ano e a disciplina de Psicologia B! Não me arrependo em ter escolhido Psicologia B como disciplina opcional.

Em síntese, podemos afirmar que foi um percurso rico cheio de aquisições e partilha de conhecimento. Todo o trabalho desenvolvido, nomeadamente a construção deste portefólio, quizzes, reflexões de documentários, trabalhos de grupo, apresentações orais, entre outras técnicas de aprendizagem e avaliação revelaram-se uma mais valia.

Acredito que desenvolvi um ótimo trabalho e, por essa razão, reforço a ideia de que, como nota final, mereço o 20.

Ano letivo de 2021/2022 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora