Começámos mais um novo tema: As Emoções.
As emoções são o resultado de um conjunto de processos fisiológicos que ocorrem no nosso organismo, tais como: a felicidade, a vergonha ou até mesmo a culpa. É devido a certos elementos químicos libertados pelo nosso cérebro que somos capazes de sentir estas emoções. Elas são indispensáveis e fundamentais no nosso quotidiano. Ajudam-nos na concentração, nas reações, na memorização, na criatividade e na tomada de decisões.
As emoções fazem parte de um processo bastante elementar na forma a reagir a um estímulo exterior. Podemos também afirmar que as emoções são involuntárias e observáveis pelos outros, podendo gerar sentimentos após uma dimensão reflexiva, ou seja, já requerem consciência.
Não podemos escolher eliminá-las ou até mesmo expulsá-las do nosso corpo, pois fazem parte da nossa formação biológica. São uma experiência pessoal, na medida em que cada indivíduo sente e reage às suas emoções de maneira distinta, quando comparado com o outro ser humano. As emoções fazem parte dos processos cognitivos sendo necessárias para agir e pensar, estando também relacionadas com a razão.
Existem alguns fatores que podem denunciar algumas emoções como, por exemplo, as expressões faciais, o tom de voz ou até a postura corporal. É difícil esconder as emoções.
Estas desempenham um papel fundamental no início da vida de cada um de nós, são o primeiro modo de comunicação e de relação do bebé com a mãe e com o meio que o rodeia.
Geralmente quando falamos de emoções falamos também dos afetos e dos sentimentos, dado que se encontram interligados. Quando se fala em afeto falamos sobre uma relação, que implica sempre uma troca, em que se dá e se recebe. Os afetos exprimem-se através das emoções, organizados pelas experiências emocionais que se repetem.
Quanto aos sentimentos, estes, ao contrário das emoções, estão contidos no nosso interior, são privados e podem-se prolongar no tempo e de certa forma não estão relacionados com uma causa imediata e direta. Estes sentimentos apresentam já um caráter reflexivo e podem também gerar novas emoções.
Em aula falámos também sobre a importância da inteligência emocional. O conceito da mesma corresponde, à forma como cada um de nós controla a resposta às suas emoções sem afetar as ditas decisões racionais, incluindo a capacidade de um indivíduo de se automotivar e não desistir, tendo a capacidade de se controlar perante certos impulsos.
Gostei particularmente de abordar este tema em sala de aula com os meus colegas e com a professora. Apesar de terem sido poucas aulas, acredito que ainda houvesse muito mais a explorar. Infelizmente o tempo que temos para abordar estes temas em aula é reduzido o que, de certa forma, até nos é vantajoso visto que podemos realizar uma maior pesquisa autónoma sobre os temas que mais gostamos e desenvolvê-los no nosso e-portefólio.
Sobre este tema "As emoções" as aulas foram bastante mais interessantes e cativantes dado que é um tema com um teor mais abstrato e subjetivo quando comparado com os temas anteriormente abordados.
Acredito que o saber, o ouvir e o debater com os outros sobre algo que nos é comum é bastante interessante e benéfico para aumentar os nossos conhecimentos e criar novas perspetivas sobre nós e os que nos rodeiam.