Reflexão sobre o tema: Genética
Este tema despertou-me especial interesse, uma vez que é uma área da Biologia que mais me cativa. Permitiu-me, por exemplo, compreender quais são os aspetos positivos da variabilidade genética. Aprendi também que a maior parte das nossas capacidades e características são herdadas dos nossos progenitores. Características essas que são expressas através da expressão dos genes existentes no nosso código genético. Existem outras características e capacidades que são adquiridas ao longo da vida do indivíduo através da sua estimulação.
Na aula realizámos um debate: o debate "inato-adquirido" que, até hoje continua a ser um tema que divide os investigadores. Este debate trouxe-nos a possibilidade de analisarmos com os nossos colegas e com a Professora os diferentes pontos de vista.
No debate, relembro-me de ter dito que achava que a nossa inteligência era 30% adquirida e 70% inata. Agora refletindo sobre o assunto, a nossa inteligência deriva da combinação de ambas. A capacidade de raciocínio é algo bastante complexo que tem como origem a mistura de componentes genéticos e do ambiente onde crescemos.
A interação do indivíduo com o meio permite-nos a receção de um elevado conjunto de estímulos exteriores que vão influenciar a expansão e a funcionalidade das diversas zonas cerebrais humanas.
Em resumo, a inteligência é mais do que inata, a inteligência é "educável", permite o desenvolvimento do indivíduo ao longo da sua vida através das diversas atividades.
Concluo referindo que gostei muito de abordar este tema em aula, pois estimulou-me o interesse para saber mais e principalmente, permitiu-me obter novos conhecimento.
A genética ministrada nas aulas de Psicologia foi diferente daquela que trabalhei nas aulas de Biologia. Nesta existe um pensamento mais racional e científico enquanto que na Psicologia "olhamos" para a genética de forma mais crítica e humana, tentando analisar os comportamentos do ser humano.