A importância da: linguagem corporal 

A linguagem corporal ou expressões faciais são as formas de comunicação mais antigas e naturais dos seres humanos. É deste modo que pessoas que nascem cegas são capazes de reproduzir expressões corporais semelhantes aos indivíduos que conseguem ver.

Os primeiros estudos científicos sobre a linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro "A expressão das emoções em homens e animais". Darwin defendia que os mamíferos demonstravam as suas emoções através das suas expressões faciais. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação entre os humanos e continua a ser uma das mais fortes e expressivas formas de comunicar.

A linguagem corporal está relacionada principalmente com o sistema límbico (mesencéfalo), a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro. É utilizada em diversas situações através de: Códigos, Gestos culturais e Gestos de suporte ou complemento.

𝙲𝚘́𝚍𝚒𝚐𝚘𝚜

A linguagem corporal pode ser utilizada como um código por determinados grupos. Por exemplo, os militares e os polícias possuem códigos gestuais de modo a transmitirem informações para acelerar, agrupar, parar ou retirar.

𝙶𝚎𝚜𝚝𝚘𝚜 𝙲𝚞𝚕𝚝𝚞𝚛𝚊𝚒𝚜

Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem, assim como, existem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas.

𝙶𝚎𝚜𝚝𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝚂𝚞𝚙𝚘𝚛𝚝𝚎 𝚘𝚞 𝚍𝚎 𝙲𝚘𝚖𝚙𝚕𝚎𝚖𝚎𝚗𝚝𝚘

Este tipo linguagem corporal pode reforçar e enfatizar uma certa mensagem oral, pode complementar ou concluir raciocínios. 

Muitos especialistas debruçam-se sobre o estudo da utilidade da linguagem corporal como um meio de suporte ao discurso oral, pois é através da mesma que se pode perceber o que um indivíduo está a dizer se condiz exatamente com seus sentimentos e com as suas reais intenções. Sérgio Sena, (psicólogo) que se dedica ao estudo desta mesma área, reforça que as expressões de ansiedade e medo, assemelham-se aos sinais de mentira, o que implica muitos erros de interpretação.

Por fim, é por meio da linguagem corporal, que é possível identificar, muitas vezes, o verdadeiro significado de uma certa mensagem, mesmo que a pessoa esteja a dizer algo completamente oposto. Contudo, existe também a possibilidade de transmitir uma mensagem errada por conta de uma linguagem corporal mal interpretada.


Ano letivo de 2021/2022 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora