꧁ Relações Interpessoais 


Cognição Social

Ao estudarmos a cultura e o modo como os seres humanos a integram, através do processo de socialização, compreendemos melhor as diferenças que nos distinguem dos outros animais. Deste modo, podemos observar que estas diferenças se devem, principalmente, ao comportamento humano apresentar uma enorme complexidade e diversidade nas mais diferentes relações que estabelece com o meio. 

"Os indivíduos não reagem simplesmente às situações objetivas, mas às interpretações subjetivas das mesmas."

Define-se por cognição social o termo que designa os atos, processos e mecanismos desenvolvidos no processo do desenvolvimento, assim como o resultado da junção de todos elementos. Ou seja, é o conjunto de processos que estão na base de como encaramos os outros, nós próprios e à forma como interagimos.

Utilizamos vários processos de cognição social, sendo eles as:

  • Impressões;
  • Expectativas;
  • Atitudes;
  • Representações sociais;

Impressões

Estas são encaradas como noções que se criam no contacto com as pessoas e que nos dão um quadro interpretativo para as avaliarmos. Ou seja, no primeiro contacto que temos com alguém que não conhecemos construímos uma imagem, uma ideia sobre essa pessoa, a partir de algumas características que nos transmite, é a isto que chamamos de impressões.

Um dos aspetos mais importantes das impressões é o efeito que tem na relação interpessoal que se estabelecerá no futuro. Isto é, a produção da impressão é mútua, o que vai provocar um condicionamento no nosso comportamento, pois nem todos vemos as pessoas da mesma maneira que elas nos veem a nós.

Formação das Impressões

A interpretação está na base da formação das impressões, isto porque nós percecionamos o outro a partir de uma grelha de avaliação que remete para os nossos conhecimentos, valores, crenças e experiências pessoais. São, portanto, necessários alguns indícios de modo a explicar o modo como formamos a impressão de uma pessoa, num primeiro contacto:

Indícios Físicos - remetem para características como o facto de a pessoa ser alta, baixa, gorda, magra...

Indícios Verbais - o modo como uma pessoa fala surge como um indicador, por exemplo, de instrução. Se a pessoa utiliza vocabulário preciso e uma adjetivação variada pode-se considera-la como uma pessoa dotada.

Indícios Não Verbais - remetem para elementos, sinais, que interpretamos como indicadores, ou seja, o modo como a pessoa se veste, se usa fato e gravata ou calças de ganga, se usa sapatilhas ou sapatos.

Indícios Comportamentais - conjunto de comportamentos que se observam na pessoa e que nos permite classificá-la. O modo como os comportamentos são interpretados varia de pessoa para pessoa e remetem para experiencias passadas, para as necessidades daquele que as interpreta. Dai o mesmo comportamento ter vários significados.

A partir destes indícios, formamos então uma impressão global de uma pessoa, a quem atribuímos uma categoria socioeconómica e cultural, um determinado estatuto social. 

Expectativas

Criamos expectativas com base nas características que apreendemos. A partir de alguns indicadores, prevemos o seu comportamento e as suas atitudes, isto é, desenvolvemos determinadas expectativas através dos indícios e das informações que absorvemos desse primeiro contacto. 

Quando conhecemos uma pessoa, conseguimos através de vários aspetos incluí-la numa determinada categoria social.

 As expectativas são mútuas, pois o outro com quem interagimos desenvolve, também, expectativas em relação a nós. Neste processo estão envolvidas duas operações básicas: a indução e a dedução. É através da indução que passamos da perceção à inclusão da determinada pessoa numa categoria social. E é pela dedução que atribuímos determinadas características a essa pessoa.

Padrão

Formas coletivas de comportamento que permitem aos seres humanos aferir a sua conduta individual e prever a conduta dos outros.

Preconceito

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

Ano letivo de 2021/2022 
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