Resolução do guião de visionamento: "Um cérebro brilhante"
1º Sintetize o problema que está na origem deste documentário.
O documentário parte da problemática da origem da genialidade, sendo esta talento ou algo inato? Ou adquire-se durante o crescimento? Existirá algum gene para a genialidade? Será que a inteligência é adquirida através dos vários estímulos do meio? Será que o meio influência o desenvolvimento do cérebro?Músicos, como o Marc Yu, possuem muitas mais ligações cerebrais comparado com pessoas "normais", e estas são feitas a alta velocidade, tendo assim maior capacidade de realizar simultaneamente diferentes tarefas . Por exemplo, um pianista ao tocar as teclas de um piano estaria a usar uma parte do cérebro chamada de cerebelo responsável pela coordenação (aprendizagem motora). O mesmo pianista ao seguir a melodia estaria a usar o córtex auditivo ou lobo temporal e, como o nome indica, é responsável pela adição. Para além de tudo isto, em simultâneo, o pianista ainda realiza a leitura de uma pauta usando outra parte do cérebro, chamada de córtex visual ou lobo occipital, responsável pela visão.
Assim se prova que diversas partes do cérebro trabalham de forma simultânea. Já o corpo caloso permite a ligação entre os dois hemisférios, e a passagem de informação.
Gottfried Schlaug conduziu um estudo com dezenas de músicos profissionais, com intuito de estudar o funcionamento dos seus cérebros.
Em conclusão, este descobriu que o cérebro destes músicos em comparação com pessoas "normais" difere fisicamente, e essa diferença está ligada à aprendizagem da música. A estimulação de tocar um instrumento, permite que estes indivíduos possuam áreas do cérebro mais desenvolvidas (maior capacidade) do que pessoas "normais". Áreas responsáveis pela audição e análise de música apresentam-se mais desenvolvidas. Um exemplo é o corpo caloso, os artistas musicais necessitam que diversas partes do seu cérebro trabalhem de forma simultânea, o corpo caloso é o que faz a ligação entre as diferentes áreas cerebrais, logo é de extrema importância o alto desenvolvimento do mesmo neste seres geniais.
4º A psicóloga Ellen Winner passou 15 anos a estudar crianças dotadas em diversas áreas. Exponha
as teses por si defendidas sobre o desenvolvimento das crianças como Marc Yu.
A psicóloga Ellen Winner revela que é necessário que estas crianças geniais tenham algo de inato. Esta acredita que a prática é essencial para aprendizagem e para atingir a perfeição de qualquer tipo de habilidade.
Porém, Ellen constata que é necessário haver algo inato sobre esta genialidade, uma vez que, crianças como o Marc Yu, estão dispostas a passar 8 horas por dia em frente a um piano a praticar, e todos os momentos são bem passados, ou seja, os que possuem estas "mentes geniais" têm algo a mais que a prática não consegue explicar, algo inato.
5º No início de 1970, os cientistas selecionaram cerca de 100 bebés nascidos em bairros
carenciados da Carolina do Norte (EUA) para participarem numa experiência singular. Que
conclusões foi possível retirar deste projeto?
Este estudo pretendia provar que certos estímulos podem alterar o rumo da vida das crianças. Foram sujeitas a jogos de aprendizagem desde o nascimento e a partir dos 15 meses de idade os cérebros destes bebés começaram a apresentar diferenças físicas em relação aos cérebros de bebés "normais". Os resultados indicaram que os estímulos a que foram sujeitos melhoraram o seu desempenho académico em várias áreas, tais como na linguagem e na matemática e o seu Quoeficiente de Inteligência era mais elevado.
Conclui-se que a estimulação precoce da aprendizagem é crucial para o desenvolvimento, uma vez que esta é duradora e permitiu, mais tarde, que estes indivíduos tivessem maior sucesso profissional.
6º A infância de um génio não dura para sempre. Apresente os obstáculos que jovens como Marc
Yu poderão ter de enfrentar.
Marc Yu é extraordinário, pois o que toca, não é normal para a sua idade. Este possui um cérebro tão evoluído que é uma vantagem. Porém, à medida que Marc vai crescendo, aquilo que este faz aproxima-se a algo "normal", existindo a necessidade de encontrar outra forma de genialidade. Passar de génio a ser génio criativo.
Algo que muitas vezes é afetado é as habilidades de socializar, mas no caso de Marc Yu isto não se verifica.
7º Que ensinamentos pode recolher a ciência de casos como o de Genie?
Genie é uma rapariga que passou a sua infância fechada num quarto, sem qualquer tipo contacto com o exterior. O facto de esta ter passado toda a sua infância isolada, sem qualquer tipo de socialização, privou-a de falar, de compreender as coisas... Assim, concluímos que a estimulação do meio envolvente e a interação social são fatores de extrema importância no que concerne ao crescimento da criança e ao funcionamento do seu cérebro, nomeadamente o desenvolvimento de competências linguísticas, cognitivas, afetivas, sociais e culturais.
8º Um cérebro em crescimento utiliza uma regra para ajustar as suas ligações. Em que consiste
essa regra? Com que etapas do desenvolvimento parece estar relacionada?
Existe a regra/teoria do "usa ou perde" e esta é utilizada durante todo o crescimento do cérebro.
Se não há utilização de neurónios, corta-se, ou seja, as funções dessas ligações nunca mais estarão ativas. Este princípio faz com que o cérebro em desenvolvimento seja, sempre, vulnerável, mas também seja extremamente flexível. Permite assim que o outras partes do cérebro atua como mecanismos de suplência, ou seja, compensem a área perdida.
Realizado por: Marcos Silva nº18 12A