Resolução dos exercícios das páginas 24 e 30
Resolução da Página 24
1. C
2. D
3. B
4. D
Resolução da Página 30
1. A
2. C
3. A flexibilidade comportamental e cognitiva constitui uma vantagem adaptativa da espécie humana. Esta capacidade é característica do ser humano no nascimento, e só possível devido ao inacabamento biológico. As evoluções e as aprendizagens resultam não só das potencialidades de cada individuo, mas também do meio social/ comportamental/ emocional. Por exemplo, uma criança, ao nascer, tem um conjunto de potencialidades, sendo que estas podem se desenvolver melhor/ pior consoante o contexto em que a criança cresce.
5. Todos os seres vivos têm uma genética que lhes permite ter um código genético que os aproxima em determinadas características. O ser humano, tal como Piaget afirma, não é unicamente resultado dos seus genes. Existem outras fontes de desenvolvimento humano, que permitem a capacitação e a aprendizagem. Tais fontes podem ser a influência do meio, os relacionamentos sociais, a cultura e a sociedade onde cada individuo cresce.
6. A: A neotenia designa o inacabamento biológico do ser humano ao nascer, o que implica que o individuo se desenvolva mais devagar, dependendo, durante mais tempo, dos adultos. Esta prematuridade leva a que o ser humano seja mais flexível no processo de adaptação ao meio, pois cria a necessidade de o homem criar a sua própria adaptação, a sua própria cultura, que transmite de geração para geração.
B: Para explicar esse fenómeno, usamos o conceito da imaturidade do ser humano. O ser humano, quando cresce, não apresenta as suas competências desenvolvimento, que decorreu na vida intrauterina, implica um período de acabamento, de desenvolvimento e de crescimento da criança após o nascimento. Embora seja um período extremamente longo, é vital para o ciclo da vida humano.