Ficha sobre a especialização e integração sistémica do cérebro humano
1.
1.1. Identifique, justificando, a lesão presente e a zona do cérebro afetada.
Estamos perante uma Agnosia Visual, é provocada por um lesão no lobo occipital.
O homem em estudo declara observar um rio e uma pousada quando na verdade era uma imagem do deserto do Saara.
De seguida o mesmo confunde a cabeça da mulher e tenta pô-la na cabeça como se fosse um chapéu, ou seja, este não reconhece visualmente objetos conhecidos apesar de ter total visão.
2. Desde o acidente, A. não parece o mesmo, insiste nas suas ideias de forma obstinada e revela um humor muito instável.
2.1. Identifique o lobo que eventualmente terá sido lesionado no cérebro de A. e justifique a sua resposta.
O indivíduo A terá tido uma alteração drástica na sua personalidade, esta terá acontecido devido a uma lesão no lobo frontal e no córtex pré-frontal.
Uma lesão lobo frontal está relacionada com problemas de raciocínio, atividades cognitivas, planificação de atividades e regulação das emoções.
Já uma lesão no córtex pré-frontal provocaria alterações na revelação de comportamentos complexos, emoções, juízo crítico, imaginação...
O caso de Phineas Gage e de Elliot é a prova disto mesmo, uma lesão nestas duas áreas pode danificar por completo a personalidade do indivíduo.
3. Distinga afasia de Broca de afasia de Wernicke.
A afasia de Broca é causada por uma lesão no lobo frontal e causa dificuldade na produção de discurso, onde a capacidade de compreensão não é comprometida. Apesar desta afasia consegue-se compreender normalmente o que se é dito.
Já a afasia de Wernicke é causada por uma lesão no lobo temporal e causa problemas na fala, compõe frases sem sentido e o seu diálogo é deficiente ou quase impossível.